O clube surgiu neste ano de 2014, em assembleia de atletas enxadristas ocorrida em 27 de junho, e tem sua sede funcionando no bairro da Cidade Velha, Belém-PA, em espaço cedido pelo Juiz de Direito atuante no Fórum Criminal de Belém, Dr. Flávio Sánchez Leão, um dos sócios fundadores do clube. Neste espaço os atletas se reúnem para jogar partidas amistosas e realizar as reuniões da Diretoria do clube, além de disputarem alguns torneios que já foram realizados na sede.

O Clube de Xadrez da Cidade Velha apareceu tendo a missão de organizar torneios oficiais de xadrez onde os atletas pudessem disputar jogos cadenciados no ritmo clássico das partidas de xadrez, ou seja 1 hora e 30 minutos, com incremento de 30 segundos por cada lance, para cada jogador, ou 2 horas para cada jogador. Assim, as partidas disputadas podem ter a duração de até 4 horas de jogo. O mesmo ritmo jogado oficialmente pelos melhores atletas da Confederação Brasileira de Xadrez e da Federação Internacional de Xadrez, onde os enxadristas têm a possibilidade de desenvolver o seu máximo potencial de jogo. Assim elevaremos nossos atletas paraenses ao nível e à categoria dos melhores jogadores do País.

O nosso objetivo é revolucionar a história do xadrez paraense, através um instrumento democrático e transparente de participação dos atletas, com prestação periódica de contas acerca das receitas e despesas com a realização e eventos. Este isntrumento é o Clube de Xadez da Cidade Velha, onde os atletas tenham direito à voz e à participação nas decisões do clube visando promover os melhores torneios de xadrez que o Estado do Pará irá presenciar.

ESTATUTO DO CXCV

Filie-se

Subcategorias