Compartilhe
FaceBook  Twitter  

O paraense, Nelson Moraes, candidato à mestre da FIDE (Federação Internacional de Xadrez) é o campeão do Regional Norte 2016!!!!

O torneio realizou-se em Belém do Pará com a participação de 8 estados brasileiros. Tivemos representantes do PA, MA, TO, GO, AM, RO, AC e PB. Com isso foi cumprido o objetivo do torneio que era manter o intercâmbio entre os enxadristas da Região Norte, e até de outros estados, proporcionando a possibilidade dos enxadristas fazerem novas amizades e conhecerem o jogo de adversários de outras localidades.


A vitória do CM Nelson Moraes trouxe ao Pará o título do Regional Norte que havia anos não pertencia ao nosso Estado. A partida decisiva foi jogada entre o campeão Nelson Moraes e o ex-campeão, o amazonense Andrey Neves, terminando empatada. Nelson Moraes levou vantagem por ter obtido mais pontos na totalidade do torneio. O último campeão paraense do Regional Norte havia sido o extraordinário Bianor Dantas há muitos anos. Isto revela o crescimento do esporte no nosso Estado do Pará.

O torneio foi marcado também por partidas de alta qualidade técnica que podem ser estudadas e analisadas no site do Clube de Xadrez da Cidade Velha (cxcv.com.br) onde estão todas disponíveis para download.

O torneio foi organizado pelo Clube de Xadrez da Cidade Velha, um clube criado há menos de dois anos que devolveu ao Pará a realização de grandes torneios. A FEXPA (Federação de Xadrez do Pará) deu total apoio ao torneio também.

Parabéns ao campeão, Nelson Moraes, e viva a força do xadrez paraense!!!